Enzo Figueiredo é homenageado

O aluno Enzo Figueiredo, da escola João Ometto, por conquistar a Medalha de Bronze na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.


Na última semana, foi aprovada a Moção nº. 026/2013: “Aplausos e Parabenizações ao aluno Enzo Figueiredo, da escola João Ometto, por conquistar a Medalha de Bronze na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”, de autoria do vereador Messias Humberto de Oliveira.
 

A Astronomia tem origem em muitas culturas desde tempos imemoriais como a mais antiga das ciências e está presente até hoje em nossas vidas.
Mesmo sem percebermos, muitas vezes, aparece em nossa vida prática na determinação dos calendários, na contagem do tempo, na determinação das estações, no clima, orientação e navegação e na evolução da vida.
Como área do conhecimento, e daí a sua importância na educação, esta ligada a todas as disciplinas como Física, Ciências, Geografia, Química, Matemática, História etc. e sempre abordada de alguma maneira no programa escolar e nos livros didáticos. A Astronomia estuda a origem dos planetas, das estrelas e do Universo como um todo e seus movimentos, composições e evoluções. Com isso, pode nos mostrar nossa posição no espaço e no tempo.

Além disso, de um lado temos a natureza acessível em qualquer lugar com a observação dos fenômenos celestes ou a utilização de relógios de Sol. De outro, estão as contribuições tecnológicas, as realizações da Astronáutica, como os satélites de telecomunicação, meteorológicos e outros, as sondas enviadas a outros planetas, o telescópio e ônibus espaciais e o programa espacial brasileiro com a construção de satélites e foguetes.

Nos meios de comunicação, a Astronomia desperta o interesse do público em geral, de estudantes e professores que muitas vezes carecem de maiores informações para sistematizar esse conhecimento.
Como hobby, é praticada por muitos amadores em todo o mundo e pode atrair estudantes para várias áreas e carreiras em ciência, tecnologia e outras.

A formação de pesquisadores e especialistas na área é contínua e é apoiada pelo país que investe cada vez mais nesse campo e áreas afins.

O aluno ENZO FIGUEIREDO foi orientado pelo professor WANDERLEI BAPTISTA DOS SANTOS.


Faça sua pesquisa

Pesquisa de Leis e Proposituras

Leis Proposituras Atos da Câmara

TV Câmara

As sessões da Câmara ocorrem todas as segundas-feiras às 19 hrs.

Veja as sessões anteriores