Câmara Municipal de Iracemápolis

Iracemápolis surgiu de um vilarejo denominado Santa Cruz da Boa Vista. A alcunha do município, Bate-Pau, provém das encenações que os negros escravos realizavam ao som de batidas de estacas de madeira relembrando a situação deles nas senzalas.

A denominação atual só passou a ser utilizada quando o vilarejo foi elevado a categoria de Distrito de Paz de Limeira através da lei 1931 de 29 de outubro de 1923. Origem do nome: Iracema provém de língua indígena e quer dizer virgem dos lábios de Mel e pólis é de origem grega e significa cidade.

Iracemápolis se emancipou de Limeira em 31 de dezembro de 1953 tendo a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores tendo ocorrido no dia seguinte, primeiro dia de 1954.

Em 30 de dezembro de 1953 foi assinada a Lei nº 2456 que dava autonomia ao antigo Distrito, até então dependente de Limeira.

No ano seguinte foi inaugurada a nova Igreja da Paróquia de Jesus Crucificado.

Daí para cá, o Município não parou de crescer.

Em 30 de outubro de 1955 foi instalado o Centro de Saúde.

Em 1957 foi fundada a atual Praça da Matriz.

Em 1958 foi inaugurada a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública onde atualmente funciona a Unidade Básica de Saúde "Dr. Angelo Arlindo Lobbo".

Nesse mesmo ano foi construída a Estação de Tratamento de Água e o primeiro reservatório de Água do Município. Assim, foi possível que todas as casas tivessem água e tratada através da instalação da rede de água.

Ainda em 1958 foi inaugurado o Tratamento de Esgoto (hoje desativado) e a rede de esgoto.

Toda a cidade foi asfaltada em 1960. Foi nesse ano também que o Grupo Escolar transferiu-se para a Rua Duque de Caxias. E em 1962 foi inaugurada a primeira igreja evangélica, a Assembleia de Deus, na Rua Dona Auta de Oliveira Simões.

Em 1966 foi criado o Ninho Maternal Nossa Senhora do Belém. Iniciou suas atividades em 15 de junho de 1966 e em 6 de julho de 1969 mudou-se para a Rua Antônio Joaquim Fagundes, passando a denominar-se Creche "Lar Constante Ometto", funcionando até hoje nesse local.

No ano seguinte, no dia 25 de março, foi inaugurada a EEPSG Cesarino Borba".

Em 3 de maio de 1980, foi inaugurado o Pronto Socorro Municipal e o Paço Municipal.

Em 1981 foi criada a EEPG "João Ometto".

Em 1985 foi inaugurado o Velório Municipal no dia 3 de Maio.

A presença importante da indústria açucareira cumpre o papel de dar à cidade um lugar de destaque entre os municípios brasileiro, a Usina Iracema é hoje uma das mais modernas do país no ramo açucareiro.

Em maio de 2009 foi inaugurada a primeira creche municipal homenageando a professora Denise Elizabeth Faulborn Denardi, com inicio de suas atividades no dia 17 de junho do mesmo ano com capacidade para 180 crianças.

Com implantação de Distritos Industriais muitas indústrias estão se instalando no Município, e a cidade vem realizando um crescimento organizado e oferecendo qualidade de vida aos seus moradores.

Faça sua pesquisa

Pesquisa de Leis e Proposituras

Leis Proposituras Atos da Câmara

TV Câmara

As sessões da Câmara ocorrem todas as segundas-feiras às 19 hrs.

Veja as sessões anteriores